segunda-feira, 19 de março de 2007

ONÇA LUTA COM PIT BULLS

Há mais ou menos três meses, o fazendeiro Edilberto Afonso de Moraes, o Betão, foi autuado pela fiscalização do Ibama por ter colocado onça-pintada para lutar em rinha contra quatro cães da raça pit bull.

Para deleite da platéia, os cães acabaram mortos e a onça saiu gravemente ferida da luta. Mas acabou sobrevivendo e permanece em poder do fazendeiro, que passou a ser o fiel depositário do animal.

Na terça-feira, Eriel Ponche de Lima foi assassinado com um tiro na cabeça, durante a madrugada, porque pescava tambaqui, sem autorização, na fazenda Piracema, a propriedade de Gilberto Afonso de Moraes, irmão do ex-deputado Júnior Betão, ambos filhos do fazendeiro Betão.

Três dias depois, dois jagunços, apresentados à polícia como vigias, foram instruídos de modo cômico pelo advogado Florindo Poersch, presidente da OAB-Acre, a alegarem que o pescador fora assassinado por outros pescadores durante um tiroteio por desentendimento na partilha dos peixes.

Existem centenas de famílias desempregadas e com fome, que foram transferidas de áreas de alagamento para o entorno da fazenda.

A parte mais cômica da história é ter que assistir a defesa que a imprensa faz dos assassinos com a alegação de que o direito sobre a propriedade da família fora violado.

Além de criar bois, peixes, onças e galos de briga, a família Moraes consegue cevar outras crias para a defesa de seus interesses em postos estratégicos da vida pública acreana.

Percebo que a vida volta a não valer nada no Acre. Daqui a pouco começa o desmate para a plantação de cana, soja, a exploração de gás e petróleo...

É a arena da floresta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Preferia a vida no Acre de antigamente, ANTES DA VIDA MELHORAR (VIANISMO), pois atualmente LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO NÃO TEM MAIS CEM ANOS DE PERDÃO.O mais afortunado mata.

Anônimo disse...

Onça tem comer vendilhão!!