quarta-feira, 23 de maio de 2012

NEPOTISMO EM PAUTA NO ACRE

MPE nega que tenha sido consultado pelo governo

O site AC 24 Horas removeu de sua base de dados a notícia intitulada “Na TV, Sebastião Viana fala que MP não vê problema na nomeação de seus parentes a cargos públicos”, que mencionava entrevista do governador do Acre ao programa Gazeta Entrevista, de terça-feira (22).

A exclusão do conteúdo aconteceu após o secretário estadual de Comunicação, Leonildo Rosas, ter anunciado no Twitter que a assessoria jurídica do governador Sebastião Viana fora acionada para mover mais uma ação contra o site.

Segundo Rosas, Viana em momento algum disse que o Ministério Público não vê problemas em nomeação de parentes.

- O site tucano mentiu. O que Tião Viana falou foi bem diferente. Basta acessar o site da TV Gazeta. A entrevista está lá. Essa ação de Tião Viana contra o AC 24 Horas será por calúnia e difamação - acrescentou Rosas.

Outro site, GazetaNet, relata que o governador, durante a entrevista, não fugiu de assuntos polêmicos, como a publicação feita pela coluna Holofote, da revista Veja, onde foi acusado de contratar parentes para cargos de confiança na máquina pública.

Segundo GazetaNet, o governador afirmou que solicitou ao Ministério Público Estadual a verificação de possíveis atos de nepotismo nas nomeações.

- Eu não pratiquei nepotismo. Se algum caso fosse constatado pelo Ministério Público eu seria o primeiro a fazer a demissão - disse Viana.

A polêmica levou a procuradora-geral de Justiça do Acre, Patrícia Rêgo, a divulgar na tarde deste quarta uma nota de esclarecimento (leia) em que afirma que o Ministério Público não pode e não prestou consultoria ao governo do Acre em relação à contratação de parentes para ocupar cargos públicos.

A procuradora-geral de Justiça informou que o MPE instaurou procedimento preparatório para apurar notícias de nepotismo, estando o feito aguardando o envio de documentação requisitada ao governo estadual.

- Portanto, após a ultimação das investigações, a sociedade acreana tomará conhecimento do desfecho do procedimento instaurado para apurar a situação fática em apreço, tudo de acordo com os princípios e regras consagradas no ordenamento jurídico vigente - conclui a nota da procuradora Patrícia Rego.

O secretário Leonildo Rosas reagiu no Twitter após a publicação da nota assinada pela procuradora-geral de Justiça:

- Certamente o MPE dará resposta a todo processo de estupro, sequestro e corrupção envolvendo detentor de mandato. É isso doutora Patrícia?


Clique aqui caso queira assistir aos três blocos da entrevista com Sebastião Viana.

2 comentários:

Gustavo Cardial disse...

A notícia do AC24horas ainda está acessível pelo cache do Google neste link: http://bit.ly/L9otvU

João Francisco disse...

Altino,

Quer dizer Léo que a doutora Patricia dará resposta sobre estupro e outras coisas que envolve um parlamentar, peça a ela pra dá resposta também sobre a nomeação da parentada do seu governador, ficou feio pro Tião Viana afirmar segundo a gazeta.net que a nomeação de sua irmã foi feita por um ministro, coisa feia, tá no diario oficial do estado o decreto assinado pelo Tião Viana, Léo avisa pro Tião que o ministro do comercio nomeou a Silvia Viana apenas como vogal e quem a nomeou para Junta Comercial foi seu chefe.