sábado, 1 de setembro de 2012

APUÍ

O polvo vegetal



A jovem árvore robusta e envolvente, de folhas verdes, é um apuí ou apuiseiro, típica da Amazônia. Em tupi, significa braço forte.


A semente com certeza foi deixada por algum pássaro em fezes nos galhos da árvore mais alta.


Germinou e surgiu uma raiz voraz, que cresceu e se multiplicou rumo ao solo, de modo paciente durante muitos anos.


Ao tocar o solo, após ter envolvido o tronco da árvore maior, o apuí ganhou força e seus tentáculos continuam a sugar a hospedeira.


Espero que deixem o apuí da minha rua continuar a crescer e não veremos mais a vítima dele.


E que surja dos galhos do apuí raízes que vão se multiplicar e formar um emaranhado de galhos muito mais robustos.


Tem gente que nem apuí.

A pedido do blog, nota do Evandro Ferreira

Ele é acreano, pesquisador do Inpa e do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre. Ele tem mestrado em Botânica no Lehman College, New York, USA, e Ph.D. em Botânica Sistemática pela City University of New York (CUNY) & The New York Botanical Garden (NYBG):

"O apuí pertence ao gênero botânico Ficus, da família Moracea. Nesta família estão incluídas espécies muito conhecidas dos acreanos, como a jaqueira, fruta-pão, caucho, caxinguba, gameleira, guariuba, manitê, inharé, pama... Mas nenhum gênero na família Moraceae é tão grandioso como Ficus. São cerca de 850 espécies amplamente distribuídas por todas as regiões tropicais do planeta na forma de árvores lenhosas, arbustos, trepadeiras, epífitas e hemiepífitas.


Altino, o texto abaixo está publicado no blog Xapuri Agora:

"O apuizeiro é um polvo vegetal. Enrola-se ao indivíduo sacrificado, estendendo por sobre ele um milhar de tentáculos. O polvo de Gilliat dispunha de oito braços e quatrocentas ventosas; os do apuizeiro não se enumeram. Cada célula microscópica na estrutura de seu tecido, se amolda numa boca sedenta. E é uma luta sem um murmúrio”. Alberto Rangel. Inferno Verde, 1908."

8 comentários:

ALTINO MACHADO disse...

Comentário do Beneditino:

"Altino,

O apuizeiro é uma planta do gênero Ficus. Desconheço plantas desse gênero que sejam parasitas. O apuizeiro é uma epífita, como as orquídeas e bromélias. Alimentam-se de matéria orgânica em decomposição nos caules da "hospedeira", podendo suas raízes atingir posteriormente o solo, como no caso do apuizeiro. Em momento algum parasita ("suga seiva")a "hospedeira" como a erva-de-passarinho.

Abraços,"

ALTINO MACHADO disse...

Beneditino, você é botânico?

Não usei nome científico nenhum porque não tenho conhecimento para tal. Mas acrescentei ao post uma nota que solicitei ao meu amigo Evandro Ferreira, acreano, autor do blog Ambiente Acreano. Ele é pesquisador do Inpa e do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre. Ele tem mestrado em Botânica no Lehman College, New York, USA, e Ph.D. em Botânica Sistemática pela City University of New York (CUNY) & The New York Botanical Garden (NYBG). Lei a notinha dele. Conteste-o, se for o caso. Abraço.

ALTINO MACHADO disse...

Comentário do Beneditino:

Não sou botânico, mas Eng. Agrônomo. Evandro Ferreira é PhD e eu sou DSc (equivalente brasileiro ao PhD). O importante é o seguinte: Dr Evandro e eu falamos a mesma coisa - o apuizeiro é um epífita e não um parasita. Ele não suga a seiva da outra planta. Em termos leigos ele mata o "hospedeiro" por um longo e contínuo "estrangulamento". Parabéns, jornalismo se faz assim: na dúvida, consulta-se especialistas.

Mais uma vez um grande agraço de seu leitor assíduo, Beneditino"

Ana Cláudia Pupim disse...

A natureza é muito, muito sábia, e quem tem olhos para observar a sua dinâmica e as relações entre os seres, tem elementos para traçar um paralelo entre ciências sociais e botânicas, por exemplo.
Atentemo-nos para o caso do Apuí, que não é considerado um parasita, porque sua natureza necessita de um apoio, mas é um hóspede que mata o anfitrião. Uma questão, digamos, de sobrevivência! E a única interferência pode ser de um terceiro elemento observador passível de ação de trato silvicultural... Muito interessante..

Unknown disse...

Qual o nome científico da árvore Apuí?

Unknown disse...

Qual o nome científico da árvore Apuí?

Nosf!CJ disse...

Essa eu vou ter que compartilhar no Facebook...

Unknown disse...

Ficus Dendrocida.