terça-feira, 4 de setembro de 2012

HIPOCRISIA A GENTE VÊ NO ACRE

POR NETO RIBEIRO

Queiram me desculpar os meus amigos da situação, que não precisam ler essa breve nota, mas a minha paciência chegou ao limite. Sou oposição ao PT desde o berço e os mais antigos sabem bem disso.

Antes que os mais novos digam algo, esclareço que já estive por um tempo atrelado, por capacidade técnica, à administração do prefeito de Rio Branco, o professor Raimundo Angelim, do PT, pessoa por quem nutro enorme respeito.

Mas daí a ver, na mídia local, publicações segundo as quais a oposição abriga gente incompetente e no PT é onde se encontra a "nata de la creme", é simplesmente confirmar a eterna demonstração de arrogância e prepotência características dessa cúpula que está no poder no Acre. E não irei aqui elencar currículo, pois quem precisa conhecê-lo já o esquadrinhou.

Minha família tem mais de 100 anos de trabalho prestado a essa terra. Meus ancestrais aqui chegaram em 1904 e trabalharam duro. Trabalho, se é que me entendem.

Meu avô, de 73 anos, apesar de todo o patrimônio que construiu com trabalho, ainda levanta todos os dias, às 5 horas da manhã, para percorrer seus negócios. Meu pai, apesar de não necessitar, não se furta a subir em um trator e gradear terra nas fazendas. Eles gostam de trabalhar.

Há mais de 15 anos não temos nenhum vínculo econômico-financeiro com o governo do Estado do Acre - não vendemos por carta convite, não participamos de licitação. Apesar das inúmeras formas de perseguição que sofremos, conseguimos crescer. Sabe por quê? Por causa do trabalho.

Nos momentos em que estivemos no poder (já tive tios que foram presidente da Assembléia Legislativa e Prefeito Municipal) jamais foi quesitonada a idoneidade moral ou honestidade deles. Ilson Ribeiro, por exemplo, presidiu a Assembleia quando o governador do Acre era Romildo Magalhães, esse nome que a maioria talvez só conheça por "ouvi falar", porque nem os livros de história trazem, de tão ruim que foi.

Portanto, mandões do Acre, ao expor suas opiniões, respeitem a história de vida de pessoas íntegras e honestas, não generalizem. Na minha casa, no lado oposição da família Ribeiro, nunca houve quem mamasse nas tetas do governo. Mas todos conhecemos os que vivem às custas do erário há mais de 20 anos e outros a vida toda.

Outro dia, num passeio virtual numa rede social, encontrei a seguinte pérola do governador do Acre, Sebastião Viana:

- É de impressionar a presença tão expressiva de Servidores Públicos e militantes, fora do horário de expediente, no bandeiraço do Centro. Carinho e entusiasmo irradiados por tantos...o pedido firme de voto [...]".

E eu pergunto: quantos desses realmente são servidores efetivos? Quantos desses que lá estavam não eram ocupantes de cargos comissionados (e até secretários), gestores e afins, todos com vínculos empregatícios precários com o Município ou Estado, tentando, na realidade, apenas manter o seu cargo para o próximo mandato?

Quantos desses "militantes" não estão buscando uma "boquinha", na base do apadrinhamento político, para se dar bem a partir de 2013? Porque, embora haja militantes e ocupantes de cargos comissionados que atuam por acreditar no "projeto" (e conheço alguns, bons e de valor, mas alguns poucos), a maioria, sem medo de errar, está lá para garantir o seu bolso. E que se dane o interesse público e todo o resto. O importante é manter o seu.

Mesmo que a oposição ganhe as eleições no Acre, continuaremos a manter os mesmos princípios e formas de trabalhar, não vinculados ao Estado. Ao contrário desses "empreendedores" que estão atrelados ao erário, não precisamos das tetas da viúva para viver.

Hipocrisia a gente vê no Acre.

Neto Ribeiro é advogado. É da terceira geração da família dos “portugueses”, uma das mais tradicionais do Acre e reconhecida por sua disciplina ao trabalho. O patriarca da família, Osvaldo Alves Ribeiro, é o pecuarista mais bem sucedido do Estado, dono do maior rebanho e frigorífico do Acre. Mesmo assim, aos 73 anos, acorda cedo todos os dias para trabalhar, mantendo um estilo de vida austero e reservado.

8 comentários:

joaomaci disse...

Engraçado, conheço muita gente aqui no Acre (e em outros lugares), já com uma certa idade, que nunca teve parentes em cargos políticos, mas trabalha, trabalha duro, desde criança, seus filhos também trabalham e no entanto não atingiram o status de família tradicional. São anônimos, pessoas honestas. O que será que lhes faltou?!?!?
Também odeio hipocrisia, da situação, da oposição ou seja lá de quem for...

Beneditino disse...


Dr Neto Ribeiro,

Se preocupe não. Dia 02.01.2013 haverá centenas ou milhares de "cumpanheiros" pedindo emprego nas empresas de sua família.

ELSOUZA disse...

Não conheço o Dr. Neto Ribeiro, mas isso não me impede de afirmar que sou amigo de seu avô Osvaldo Ribeiro, que conheci em 1986, no Município de Senador Guiomar. Trata-se de um homem valente que nunca levou desaforo para casa, mas não puxou saco de político nenhum e criou patrimônio invejável a custa de muito trabalho. Sua maior virtude sempre foi respeitar o próximo. Fico feliz por saber que Osvaldo Ribeiro goza de excelente saúde e que continua no trabalho árduo diário. Finalizando, não vou entrar no mérito da excelência do texto, pelo óbvio. O Dr. Neto Ribeiro já disse tudo. Meus parabéns.

Eduardo disse...

Muuuuito bem, senhor! Parabéns! Conheço a família, fui vizinho e colega de escola do Mauro e do Aurélio. Conheci seu bisavô e bisavó (o e trabalho incansável deles). Conheço seu avô (e provavelmente seu pai). Família de reputação ilibadíssima. Somente pelo amor ao trabalho é que se explica (e eu compreendo) a participação do Mauro nesse governo espúrio. O senhor fala de cátedra, e peço permissão para fazer, veementemente, minhas as suas palavras. Mais uma vez parabéns.

Enzo Mercurio disse...

Não conheço essas pessoas que o Sr. citou mais acredito nas suas palavras pois sei que tem muita gente ai no Acre que como seu avô e seu pai , trabalham muito.
E de seu trabalho que fizeram seu patrimonio.
Meu pai como muitos ai no Acre são trabalhadores e honesto.
Precisamos enaltecer essas pessoas.

Sociologias e antropologias disse...

Parabéns Altino, sempre leio o seu blog.
Vc tem toda razão sobre essa gente toda.
Já trabalhei como cargo comissionado, mas agora Gracas a Deus não sou mais. (GRACAS A DEUS). Não preciso mais dizer amém p/ esse povo.Tenho meus direitos e garantias.
Chega de tanta hipocrisia nesse Estado, nosso Estado.


Cacá Araújo disse...

Caro Neto, não consegui entender a razão de tanta raiva do governo do PT, conheço e admiro a trajetória da família Ribeiro, grande exemplo de trabalho e honrar, entretanto a sua raiva pode não estar deixando você enxergar com mais clareza as coisas, pois vejamos: VC acha que um estado desmantelado, falido, sem crédito, sem estrutura, desacreditado, enfim continue refletindo o Acre 12 anos atrás e Vc verá que os bens de sua família, não se multiplicam, como tb se valorizaram enormemente. Vc acha que para isso basta o trabalho de sua família? Não meu caro, é preciso de governo decente, trabalhador, respeitado, honrado e um povo que tenha orgulho de sua terra e não vergonha como no passado. Pense bem e seja um homem justo como foi seu avô.

Unknown disse...

"E que se dane o interesse público e todo o resto. O importante é manter o seu."
Sintetizou bem mestre, sintetizaste bem...