segunda-feira, 13 de maio de 2013

Tinel Macedo diz que Tião Viana conversou com o governador de Sergipe

O governador Tião Viana (PT) conversou realmente com o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), em janeiro, sobre a possibilidade de o Banco do Estado de Sergipe emprestar dinheiro para os empreiteiros do Acre "sem as garantias de obras e sem as amarras" do Banco do Brasil, Banco da Amazônia (Basa) e Caixa.

O pleito do governador a favor do grupo foi confirmado pelo secretário Adjunto da Administração Financeira, Joaquim Manoel Mansour Macedo (Tinel), primo de Tião Viana, em conversa telefônica gravada pela Polícia Federal durante as investigações contra o G-7- um grupo de sete empresas de construção civil que atuava no Estado em conjunto para fraudar licitações de obras públicas.

Leia mais:

PF intercepta conversa do governador do Acre com empreiteiro preso

A PF gravou a conversa de Tinel com a diretora do Tesouro Estadual, Keuly Tavares Queiroz Costa, aconteceu às 18h56m22s, no dia 15 de janeiro. A conversa durou 18m34s.  Segundo a PF, diz respeito às linhas de crédito existentes para atender empresários que têm obras com o governo estadual.

A conversa das duas autoridades envolve assuntos íntimos, carros, riqueza, planejamento de viagens, criticas ao programa Ruas do Povo e aos colegas de equipe do governo estadual.

A respeito do diretor  do Departamento de Pavimentação e Saneamento do Acre, Gildo Cesar, Tinel Macedo é taxativo:

- É, ele é sarcástico, ele é incompetente, e ainda faz gracinha.

O secretário Adjunto da Administração Financeira foi indiciado pela PF por prevaricação. Ele é pai do vereador de Rio Branco Marcelo Macedo (PT), enquanto Keuly é casada com o vereador Artemio (PSDC).

Veja a conversa interceptada pela PF com ordem judicial

KEULY: E aí?

TINEL: E aí... hoje eu vou lhe dizer ó, é imperdoável, errar uma vez tudo bem, mas duas não dá deixar de atender duas vezes...

KEULY: Pois é… o telefone tava (sic) no quarto e eu tava (sic) lá fora...

TINEL: Não, eu que deixei de atender duas vezes não é possível, eu não admito...

KEULY: Não, eu já... eu fiquei pensando... TINEL...

TINEL: Não, eu não tô (sic) me perdoando, eu não tô (sic) me perdoando pra isso não.

KEULY: Eu fiquei pensando que eu tu sabia de alguma coisa porque eu não tô(sic) sabendo de nada...

TINEL: (risos)

KEULY: Não, era pra(sic) eu acho que na hora eu tinha falado com a LILIAN, ela tinha falado alguma coisa do MÂNCIO agora eu não lembro...era alguma coisa de uma viagem dele, aí eu ia te perguntar como ia ficar essa semana, eu acho que foi isso...na hora.

TINEL: Hoje ele me perguntou quando tu voltava, eu disse segunda-feira...(risos)

KEULY: Foi?

TINEL: Foi… não...não, foi nada. Ele (inaudível) segunda? Já volta segunda? Ainda fez assim, já volta segunda?

KEULY: Ah, olha aí, então diz pra ele que eu não vou voltar não. Não tá (sic) nem com saudade de mim, então pronto.

TINEL: Não, mas eu tô(sic). Se ele não tiver...se ele não tiver...não tá merendo essas coisas toda não. (risos)

KEULY: Ah, então tá. Não era pra ver alguma coisa da...

TINEL: (inaudível)...na coluna lembra?

KEULY: O quê?

TINEL: A coluna que saiu no jornal.

KEULY: Eu nem sai aonde tá(sic). Eu vou atrás tá dentro do meu carro. Não, eu guardei pra eu levar pra quando eu for...é pois, é...

TINEL: E tu tá melhor da dores, tá bem?

KEULY: Assim, tô(sic) melhor. Eu tô achando assim TINEL, que é mais a tendinite, eu acho. Mas eu tô(sic) na lista de espera da passagem, a menina tá(sic) tentando conseguir pra mim... pra mim(sic) ir no(sic) Rio...senão eu vou logo assim que tiver, entendeu? Aí eu vou falar com o médico, mas assim...

TINEL: Ainda não tá não pro dia 28?

KEULY: Não, pro dia 28, tá a consulta, mas eu tô(sic) tentando ir pro Rio dia 27, ou dia 26 e não tô(sic) conseguindo...

TINEL: Ah, ainda não conseguiu vaga é?

KEULY: Não, o problema, meu amigo, é sair de Rio Branco. O negócio tá difícil, ó, vou te dizer. Nós tamo(sic) ilhado e não é pouco não, viu?

TINEL: É..

KEULY: Eu tô achando que a gente tá morando...

TINEL: Eu tenho uma reunião em Sergipe segunda-feira, terça-feira...

KEULY: Hã...

TINEL: Que eu vou lá e vou ter que ir de Trip, cara... segunda, 04:00 AM(quatro da manhã)...

KEULY: Sério TINEL?

TINEL: Sério.

KEULY: Sobre o quê?

TINEL: É uma conversa que... o governador não tá de férias lá?

KEULY: Hã.

TINEL: Aí ele conversou com MARCELO DEDA(governador de Sergipe) e a presidente do banco... e aí ele quer fazer aquele... aquelas operações de...

KEULY: Renegociações de dívida.

TINEL: Não, dos empresários daqui, financiar os empresários...

KEULY: Humm.

TINEL: Via banco de lá. Aí ele pediu pra ir lá.

KEULY: Ele que te ligou de lá, de férias?

TINEL: Não, o CÉSAR MESSIAS(Vice-governador do Acre). Ele tá(sic) fazendo com o
CÉSAR...

KEULY: Hã.

TINEL: E aí foi em uma conversa com CÉSAR, aí tu já imagina isso...

KEULY: E o MÂNCIO não vai não?

TINEL: Pois é...não, eu falei que tinha essa viagem, aí o MÂNCIO não foi, mas só porque eu fui falar com o CÉSAR, aí tu já imagina o estresse que cria, ó!

KEULY: Eu imagino.

TINEL: Não...sei lá ó...bicho...

KEULY: Mas o que que ele quer né TINEL foi ele que pediu isso, é fogo.

TINEL: Aí hoje ele já... aí ele retoma aquela conversa de que tem que resolver logo, aí eu fico
num "lenga lenga"...

KEULY: E quem vai resolver é(sic) nós é, por um acaso? Ele que tem que saber dos
compromissos dele que ele não pode sair antes de resolver as coisas com os fiscais não. Tá entendendo, porque se ele fizer isso, hum, aí... Ô TINEL e tu vai quando? Segunda é?

TINEL: Na segunda...

KEULY: Quatro horas da manhã?

TINEL: Aquele voo das... quatro horas da manhã. Vou passar mais três dias sem te ver...

KEULY: Pois é, isso que eu tava(sic) dizendo. Então, eu não vou voltar não, segunda-feira. Deixar o MÂNCIO aí, sozinho.(risos)

TINEL: Deixa esse cara...

KEULY: Aí tu volta quando?

TINEL: Na terça à noite, acho que é terça à noite... deixa eu olhar até meu bilhete aqui.

KEULY: Só essa viagem maravilhosa mesmo. Só assim...

TINEL: Viagem maravilhosa deixa eu ver aqui...

KEULY: E Sergipe ainda, ô meu Deus!

TINEL: Deixa eu ver qual é, o...

KEULY: TINEL deixa eu só te dizer nós temos que lembrar pro MÂNCIO, porque a CÉLIA me ligou esses dias, que eu tava(sic) em casa, querendo confirmar o CONFAZ, nós...o MÂNCIO tem que desfazer isso... entendendo? Tem que colocar outra pessoa, tem que logo dizer que não vai ter, entendeu?

TINEL: Sabe que eu chego na quarta-feira...

KEULY: Hã.

TINEL: Meia-noite aqui em Rio Branco.

KEULY: Eita!

TINEL: Sai de Aracaju meio-dia vai pra Belo Horizonte, aí fica das três da tarde às nove da noite, seis horas em Belo Horizonte.

KEULY: Meu Deus!

TINEL: É muita crueldade, ó!

KEULY: Olha seis horas, é verdade, ó! A tua reunião é segunda e terça ou é só terça?

TINEL: É segun.. é terça-feira, só terça-feira.

KEULY: Porque tu passa o dia todo viajando, né?Coitado.

TINEL: É, mas viajar segunda o dia todo é...chega...ainda dá pra pegar uma praia na segundafeira, chega duas da tarde...três da tarde.

KEULY: Só tem aquela bonita, né? Aquela lá longe.

TINEL: Chega três da tarde em Aracaju. Daqui que chegue no hotel dá(sic) cinco horas...não dá tempo de nada.

KEULY: É verdade...

TINEL: A reunião é nove, só se for terça à tarde.

KEULY: É. Hein TINEL...

TINEL: Sem as pessoas importantes não vale a pena.

KEULY: É verdade, hein TINEL... e o STF e as coisas, eu tenho acompanhado o que o Fábio tá(sic) mandando.

TINEL: É, ainda não saiu nada da segunda...tá tudo calado, né...da segunda cota, mas eu acho que eles vão fazer um termo de ajustamento aí, mudar uns três, quatro meses pro Senado. Eu não tenho nenhum interesse de (inaudível), tá(sic) entendendo?

KEULY: Hum.

TINEL: Mas, eu não sei, tudo é possível com o Barbozinha.(risos)

KEULY: É verdade, ó! Tudo é possível.

TINEL: Tudo é possível com o JOAQUIM BARBOZA.

KEULY: Mas aí… tem alguma coisa que dia o sistema volta a funcionar, como é que é?

TINEL: Não amanhã já vai… já tá ... restos a pagar, hoje já baixamos tudo, a Helena já
terminou lá os saldos é...e eu vou trazer os saldos tudinho(sic) também. A idéia é não deixar os órgãos e fazer o mapa dos restos a pagar e os saldos.

KEULY: Tu não vai fazer igual ao ano passado?

TINEL: Não, a idéia é não fazer não, ó! Até por que nós...nós vamos deixar esse dinheiro nos órgãos, mas não temos... nós vamos ter que administrar inclusive esses restos a pagar, tá entendendo?

KEULY: É por falta de dinheiro, né?

TINEL: É...

KEULY: Nesse caso, esse ano é falta de dinheiro, né?

TINEL: É por conta de poder administrar o saldo, tu tá entendendo?

KEULY: É se deixar nos órgãos eles vão gastar.

TINEL: Pois é, porque nós precisamos ter governabilidade no início do ano com esse dinheiro, aí é...tá entendendo?

KEULY: É verdade. Tá certo.

TINEL: Não vai ser fácil não, ó!

KEULY: Mas, então segunda nós vamos(inaudível) em2013?

TINEL: Já, já.

KEULY: Mas aí podemos ver que área que vai pagar?

TINEL: Mas eu acho que amanhã a gente já fecha, se a HELENA fechar os saldos com a NÍVIA lá que ela tá fechando a gente já transfere os saldos.

KEULY: Ah, tá!

TINEL: E aí a gente tira todas as precauções do jeito que tu tira, tira um antes, tira um...
KEULY: Isso é, não é...

TINEL: Depois que transferir a gente tira o outro, tá entendendo?

KEULY: Certo.

TINEL: Mas as menina(sic) tão...tão bem...bem sintonizada(sic) Nívia, Helena, Fabi, sabe... o pessoal tá legal.

KEULY: A ELAINE, já voltou, o ÉLCIO, aí dá uma aliviada.

TINEL: A ELAINE já tá de volta, a lá, voltou essa semana. Aí, ontem, olha só quem chegou ontem lá.

KEULY: Quem?

TINEL: O...como é o nome daquele... o do depasa lá? Aquela...

KEULY: Ah, a mulher da (inaudível).

TINEL: Rapaz, ela chegou tão macia com o (inaudível), eu digo(inaudível) tem alguma coisa
aqui nesse negócio...

KEULY:TINEL tu tá sabendo já que a (inaudível) vai embora?

TINEL: Não.

KEULY:Pois é, o mari…ela me ligou avisando eu tô(sic) atrás de uma pessoa pra te apresentar porque eu não tenho ninguém pra remanejar lá dentro não, eu vou ter que colocar alguém de fora e preciso nessas duas últimas semanas. O marido dela veio agora pra cá, né... aí disse que achou ela muito diferente que ele não liga mais pra ele, não sei o quê... o cara...tipo assim, o cara inventa de ir embora e acha que a mulher vai ficar aqui numa boa e ele vai chegar e a mulher vai tá sofrendo, né? Aí ficou desesperado e aí chegou e fez a mudança dela.

TINEL: Ele tá onde ele?

KEULY:Eu sei lá, qual é a cidade.

TINEL: Ele é o que?

KEULY: Ele é esses negócio(sic) aí de militar...

TINEL: Ah é força nacional?

KEULY:É, essas coisas aí que é transferido aí, ele foi transferido e aí disse que não dava pra levar ela, né? No início ela queria ir, mas tá bom, então ela ficou e tal, quando foi agora que ele voltou, aí ele disse não vai sim não dá pra ficar tu aqui e eu lá. Aí ela me ligou desesperada e que ela disse que agora ela não queria ir mais, mas a filha dela insistiu e não sei o quê, aí eu disse a gente já sabia né? Que ele tava(sic), que ele queria que fosse e aí eu tomei uma decisão, porque não dava pra ficar dois anos longe do marido, era melhor então né, acabar com isso tive que decidir.

TINEL: É… dois anos? Ainda recebeu em casa tá bom demais.

KEULY:Pois é. Aí eu tô(sic) atrás de... eu já falei com TIAGO eu tô(sic) vendo alguém na área mesmo, né... pra poder a gente pensar e começar a treinar.

TINEL: Certo.

KEULY:Então, tá(sic)! Acho que na é hora... nem lembro o que é foi a LILIAN que falou alguma palhaçada, aí eu te liguei pra mulher...

TINEL: Eu disse pra ela que acho que ela que eu acho que ela tava...que hoje...que a única coisa que eu falei com o MÂNCIO foi que ele vai pro Peru no carnaval, né?

KEULY:É, eu vou também, eu e a LILIAN, né? Tu sabe. Não sei pra onde, mas nem que seja pra Brasiléa(sic).

TINEL: Pois é...

KEULY:Que nós tamo(sic) atrás da passagem...

TINEL: Pois é ela falou...Aí eu disse pra ela, ela que falou e disse, mas ela tava(sic) na dúvida se o MÂNCIO ia tá aqui, eu disse aí hoje eu só falei pra ela o MÂNCIO vai passar, ele só volta na sexta.

KEULY:Então eu acho que era isso, era alguma coisa nesse negócio que a gente tava(sic) decidindo porque pro nosso pacote quinta e sexta a gente tinha que não trabalhar,né? Aí ela me disse que o MÂNCIO ia num(sic) sábado e voltava na quarta por que não podia faltar quinta e sexta, eu disse LILIAN eu não acredito não que o MÂNCIO tá fazendo isso.

TINEL: Chega sexta-feira e ele vai chegar sexta à noite aqui.

KEULY:Aí ela disse KEULY ele me disse o que que nós vamos fazer? LILIAN não vamos fazer nada, vamos esperar que ninguém tem nem passagem e tu já quer ficar pedindo antes de ter passagem, vamos atrás de passagem. Aí, foi isso ela me ligou pra dizer que o MÂNCIO tinha tomado a decisão de não voltar.

TINEL: É eu falei hoje pra ela. Ontem eu perguntei pra ele, eu digo e aí tu vai tirar férias?

KEULY: LILIAN, quem vai pagar a luz nesta secretaria...acho que foi pra isso...quem vai apagar a luz na secretaria? Ela disse TINEL. Aí eu ah, então tá(sic). O TINEL vai apagar a luz acho que foi nessa hora que gente tava bricando aí eu te liguei pra saber se tu ia tá aí pra apagar a luz. Porque disse que o EDNALDO não vai tá(sic)..
.
TINEL: Vai tá na Boli...vai tá no Peru também...

KEULY: Eu não vou tá e a LILIAN não vai tá, pronto! Então vamos fazer uma comitiva da secretaria da fazenda, TINEL, eu acho!

TINEL: É então era melhor...

KEULY: Então, a gente deixa o Élcio...o Élcio aí cuidando de tudo. Que o Élcio não pode pedir nem pra afastar nem...

TINEL: Ele não tem moral mais nada não...

KEULY: Ele num tem mais nada, não pode pedir mais nada. Hoje ele ficou me mandando mensagem dizendo que a Range Rover, né? Tá instalando a fábrica no Brasil, aí ele me manda mensagem pra dizer isso, pra dizer que a Evoque é a minha cara, mais não sei o quê, mas menino olhe você precisa ver passou o dia todo me mandando mensagem...

TINEL: Ele tava(sic) dizendo, não é uma baratinha. A mais barata é cento e sessenta e cinco e...
KEULY: Sério? É sério? Cento e sessenta e cinco, é?

TINEL: É...

KEULY: Puxa vida... eu fiquei até(inaudível) quando ele me disse que ela vinha me trazer, mas
não sabia que era isso não. Perguntei pra ele o custo e ele não me disse.

TINEL: Ele disse, não a KEULY, já tá gostando...(risos)

KEULY: Mas ele não me disse o preço, esse gaiato(sic)...eu perguntei várias vezes, Élcio qual é o valor? E ele não respondia, olha o bicho sem vergonha. Não sabia que era tudo isso não.

TINEL: É caríssimo...

KEULY: Aqui nem tem, né? Não dá nem pra saber.

TINEL: Rapaz, isso aí... eu disse rapaz eu acho que vou vender minha SW4 pra eu comprar um fusca por que...é mais negócio por que esses caras aí...você vai...

KEULY: Meu Deus, TINEL, ela é cento e sessenta reais, eu não acredito não, cento e sessenta mil? Meu Deus do céu o que que é aquilo. Gente então tem muita gente rica aqui em Rio Branco, ó!

TINEL: Tem, ó! Eu tô(sic) vendo isso, é mesmo!

KEULY: TINEL tem muita gente rica...e hoje já tem cinco dela tem uma prata, uma
branca...uma preta e branca. Puxa vida não acredito não(inaudível). Pensei que ela era o preço de uma...

TINEL: A cento e quarenta mil é a dois mil e doze, doze.

KEULY: Eu pensei que era o preço igual aquele da Kia, sabe? Sabe aquele da Kia que parece com o dela. Claro que não... parece, não é linda como ela...um da Kia...que não é esse é noventa mil, o Sportage só que... claro nas proporções totalmente diferentes, né? É por isso que ele não me mandou, quanto era.(risos) Então tá(sic) a gente conversa antes de tu viajar segunda-feira pra saber quais são as orientações.

TINEL: (inaudível)

KEULY: É tu que vai viajar, ora eu vou voltar de férias e tu vai viajar.

TINEL: Pois é e nem vai tá aqui pra fazer a recepção, é muito ruim isso.

KEULY: É verdade, olha eu vou te dizer o MÂNCIO tá achando que eu tô voltando cedo demais, tu não vai tá aí, eu...sinceramente a situação não tá...não sei não. TINEL tu já pensou num lugar pra nós, TINEL? TINEL pense num lugar pra nós.

TINEL: Vamos amadurecer isso aqui...

KEULY: Vamos pra onde chefe?

TINEL: Vamos ter que amadurecer isso mesmo, ó!

KEULY: É TINEL, pelo amor de Deus. Eu já me escrevi na...

TINEL: Aí hoje a tarde teve a reunião...

KEULY: Na faculdade

TINEL: Sabe com quem foi a reunião hoje?

KEULY: Ai meu Deus com quem?

TINEL: FELISMAR, GILDO, MARCIA REGINA, aí tu já sabe né...

KEULY: Ele vai assumir a Fazenda?

TINEL: A reunião já vem...

KEULY: Hein TINEL? Vão assumir a fazenda, ai meu Deus...

TINEL: Não, aí...é mesma coisa que assumir por que a conta que eles trouxeram só do

FELISMAR... aí gera stress, né?(risos)

KEULY: (inaudível) é uma loucura, né?

TINEL: Sei disso. Rapaz, além de não ter dinheiro vocês não tem uma proposta, a conversa é a mesma. Vocês não tem proposta de como vocês vão reduzir, como vai vai... tu tá entendendo? Aí ele vai a loucura, aí a MARCIA também pegou embalo na dele hoje.

KEULY: Foi?

TINEL: Foi.

KEULY: Mas, contra ele ou a favor dele?

TINEL: Não, a favor, a favor.

KEULY: Ah, tá. Porque realmente alguém tem que seguir esse embalo... porque não é
possível...

TINEL: Vocês tem que ter um plano pra poder levar pro Governador, independente de ter ou não, mas, aí não tem um esforçozinho de vocês...vocês querem o mundo ideal. Todo mundo quer. Eu quero trinta milhões do tesouro pra continuar fazendo o que eu tô(sic) fazendo com a incompetência que eu tô(sic) fazendo, tá entendendo?

KEULY: Ah era isso que eu ia dizer. Continuar fazendo o quê? Eu tô(sic) com três nome de rua que acabaram... as ruas... quando eu voltar, eu vou atrás de saber aonde a gente denuncia isso. Assim, com quem a gente fala, né? Porque eu pedi pras(sic) pessoa esperar, quando eu voltasse pra não fazer nada. Mas eu tô(sic) com três nomes, três ruas de pessoas que a rua tinha tijolinho, como essa minha tal, assim, entendeu? Dava pra trafegar e a Rua dos povo entrou e acabou com a rua e nunca mais voltaram, já faz seis meses...

TINEL: É, aí é difícil.

KEULY: É um horror menino. Aí mete...fala mal que só de nós porque...

TINEL: Se a gente falar nisso, vai dizer que nós somos contra, né. Mas esse é o entendimento,
ninguém tá...

KEULY: Não, mas eu... na verdade, eu não tô(sic) nem querendo... voltar quero ver só com quem que a gente fala assim pra saber, né? Tem que ajudar as pessoas...

TINEL: Não, a gente vai ter que falar com muita calma com o GILDO mermo(sic), mas...

KEULY: Não, é pra saber como é que é e tal...aí maninho se não resolverem também, eu faço como eu fiz com a NÍVIA, oriento a entrar no Ministério Público.

TINEL: É.

KEULY: Que a NÍVIA entrou.

TINEL: Entrou?

KEULY: Porque ela ligou pro FELISMAR... Entrou e saiu, na época até no jor... eles foram lá na casa dela, aí foram tudo. Ela ligou até pro FELISMAR, o FELISMAR disse assim, aí como foi que ele disse... é mesmo... assim deu uma resposta ridícula, ela ficou com tanta raiva que pegou e foi.

TINEL: É, ele é sarcástico, ele é incompetente, e ainda faz gracinha.

KEULY: Ela veio me contar... eu disse não...(inaudível) olha eu vou entrar, eu disse entre minha filha, entre que é seu direito... lá o bueiro voltava alguma coisa assim... algum problema, eu acho até que já resolveram que quando ela foi no Ministério Público...saiu no jornal e tudo, na época. Aquelas coisas, né de sensacionalismo... que fala pra ir pro jornal.

TINEL: É.

KEULY: Ah, então, tá!

TINEL: Então tá bom. Até amanhã!

KEULY: Até amanhã, te ligo. Beijinho.

TINEL: Beijo, tchau.

KEULY: Tchau.

2 comentários:

Hedislandes Gadelha disse...

Rapaz, se foi essas conversar que estão mantendo aquele pessoal preso, eu estou com vergonha da nossa Desembargadora. tanto li fuxico e conversas suspeitas "falando de relacionamento, e desde quando isso dar cadeia? "

altvR disse...

Altino, isto que você 'pratica' é, sim, imparcialidade! Prova disso são alguns comentários aceitos, os quais são alheios, totalmente, ao cerne da questão! Nunca, mas nunca, a Polícia Federal e o Tribunal de Justiça (seja Estadual,Distrital ou Federal) iam 'se expor' de forma tão grandiosa como o fizeram acerca do 'grande fato do momento'!