quinta-feira, 26 de setembro de 2013

"Já nevou no Acre e pode voltar a nevar", alerta pesquisador Davi Friale


O professor de geografia e física Davi Friale, 57, que nas horas vagas faz prognósticos meteorológicos, sustenta que já nevou no Acre e que o fenômeno pode se repetir.

Pernambucano de Recife, o meteorologista é figura controversa nas redes sociais, onde existe vários perfis falsos que usam o seu nome já famoso por causa dos prognósticos que faz no site O Tempo Aqui.

Os prognósticos são sempre acompanhados por fãs e críticos. Circulam charges, piadas e até apelos para que seja candidato a deputado ou a governador do Acre.

- É bom pra divulgar, pra gente rir, se divertir. Não vejo nenhuma maldade nisso e podem continuar fazendo - diz.

Friale não considera exagerado os prognósticos e não poupa críticas aos institutos de meteorologia do país.

- Nenhum órgão de meteorologia do mundo faz previsão 100% certa. Não existe isso. Essa semana, nenhum órgão previu essas frentes frias, essa friagem para o Acre. Os erros foram grosseiros, ridículos até, pois colocavam a máxima de 33 e a mínima de 23 para Rio Branco, quando a máxima sequer chegou à mínima que eles anunciaram. Anunciaram chuvas e o dia foi de sol; anunciaram sol e o dia foi de chuva.

Ele reclama da imprensa local, a quem critica por deturpar os prognósticos:

- Muitas vezes nós anunciamos uma frente fria, de fraca intensidade, e ainda destacamos: "Não é friagem". Aí alguns jornais colocam: "Davi Friale anuncia mais uma friagem". Aí já viu, né? A culpa é minha quando não foi. "Davi Friale anuncia mais uma forte friagem" quando na verdade eu falei que era uma fraca frente fria e ainda destaquei que não era friagem. Noutra ocasião, falei que havia grande probabilidade de fortes temporais em Rio Branco. Aí a imprensa falou: "Davi Friale afirma que temporal com grande intensidade atingirá Rio Branco". Pra evitar isso é bom que a população acesse direto o nosso site, pois temos a responsabilidade do que colocamos ali.

Com a palavra Davi Friale, que é solteiro e costuma ser encontrado nas ruas do centro de Rio Branco com suas cartas meteorológicas debaixo do braço.



3 comentários:

Unknown disse...

Davi Friale é um cientista. Não é uma mago ou adivinho. Eu, particularmente, torço sempre para que ele não acerte em suas análises de probabilidades (que alguns chamam de “previsões” – ver antecipadamente, isso quem pode fazer é o Poderoso Deus e alguns velhos índios. Grande parte das pessoas espera que Friale acerte com precisão matemática. Impossível.
Parabéns Professor Davi Friale pelo seu trabalho.
Para alguns é lorota, anedota, gozação. Sob minha ótica é trabalho sério e espero sempre que suas análises de probabilidades, quando se trata de flagelos, nunca se cumpram. Já temos problemas demais com os políticos que nos rodeiam. Isso por si só já é desgraça muita...
Boa entrevista, Seu Altino. Gostei.

Unknown disse...

Como geógrafo, você não é capacitado para fazer previsões do tempo! Esse papel é exclusivamente de responsável de um meteorologista, logo o CREA será notificado e o senhor responsabilizado

Unknown disse...

O senhor como geógrafo não é capacitado nem tem competência para realizar previsões do tempo, essa tarefa é exclusiva dos meteorologistas. O CREA será avisado sobre o exercício ilegal da profissão e em breve o senhor será responsabilizado por isso.